notícias

Casa de Madeira: adequada a qualquer região

A ideia de que, em locais de alta umidade ou em regiões litorâneas, é impraticável ter um imóvel pré-fabricado em madeira é um mito; veja a seguir como isso é possível e tire da cabeça todas as preocupações sobre o assunto

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as regiões mais úmidas do mundo são Nova Délhi (Índia), Sidney (Austrália), Paris (França) e Kuala Lumpur (Malásia). No Brasil, o nível de umidade se concentra principalmente na região Norte do país, como no estado do Amazonas.

Para quem pretende adquirir um imóvel pré-fabricado em madeira, a umidade natural do ambiente é uma preocupação. Entretanto, a matéria-prima utilizada nos projetos exclusivos das Casas Condor é a Imbuia, que apresenta boa densidade, sendo uma das espécies arbóreas de maior longevidade (com possibilidade de ultrapassar os 500 anos) e que possui resistência mecânica satisfatória quando utilizada em ambientes úmidos ou exposta à maresia (ação oxidante da água do mar).

Casa de praia pré-fabricada em madeira

No litoral, o solo costuma ser muito úmido, portanto é necessário se atentar à fundação das casas, contando com rigorosa e imprescindível impermeabilização. Quando necessário, a altura do alicerce da residência também é elevada para garantir que não haja absorção de umidade do solo.

Nas construções litorâneas em geral, é mais comum o uso de janelas de madeira, justamente porque elas sofrem menos com a maresia do que outros materiais, como as esquadrias de ferro e alumínio.

Além disso, o conforto térmico é um dos grandes benefícios da casa de madeira pré-fabricada, ainda mais quando se trata de uma residência com o sistema de paredes duplas.

Impermeabilização

Na construção civil é crucial que a madeira seja impermeabilizada a fim de que haja proteção contra a umidade e contra os riscos de apodrecimento, empenamento e até mesmo de rachaduras e dos raios solares. Sem uma membrana de impermeabilização, a madeira acaba absorvendo água e fica com seu volume original reduzido.

A maioria dos impermeabilizantes de madeira é feito com base em polímeros epóxi ou similares, com ingredientes típicos como a acetona, resina de poliéster e resinas acrílicas.

Contudo, o verniz, item de fácil aplicação, é um dos melhores selantes para a madeira. Além de deixar a madeira mais protegida, o verniz oferece um aspecto vitrificado à superfície dos móveis ou de colunas de madeiras.

Seja na praia mais quente ou na serra mais fria, a eficiência térmica na casa de madeira pré-fabricada é assertiva e sua resistência à umidade possibilita que essa modalidade de construção tenha cada vez mais adesão nas diversas regiões do país. Inspire-se e entre em contato com as Casas Condor para outras informações.

Por Caroline Nunes

Follow by Email
Facebook
Twitter
Instagram

últimas NOTÍCIAS

Login

Register

terms & conditions